quinta-feira, 26 de julho de 2012

Satisfatório, mas com ressalvas


Satisfatório, sim, mas com um adendo, o mesmo de sempre.
Dessa forma eu avalio o Corinthians de ontem, que venceu o Cruzeiro por 2 x 0!
No primeiro tempo podemos dizer que o Time do Povo engoliu o mineiro dentro do campo. O adversário não passou da faixa do meio, exceto em um cruzamento na área que ficamos sem goleiro, na indecisão – que está me matando – do Cássio. Marcamos no campo de ataque, abafamos a saída de bola do Cruzeiro e criamos algumas chances.
O árbitro, como não poderia deixar de ser no Brasil, foi pífio. Marcou o pênalti em uma falta típica de cartão amarelo e não o fez, pois teria que expulsar o volante Sandro, do Cruzeiro – da mesma forma que poderia ter expulsado Paulo André no segundo tempo, em falta dura.
Porém, o time voltou no segundo tempo no estilo Tite de ser. Será que eu nunca vou ver o time do Corinthians jogando o certame todo como fez no primeiro tempo? Voltamos com o time todo atrás, com Romarinho dando combate no campo de defesa e tentando explorar contra-ataques, sem sucesso. Corremos riscos, apesar do Cruzeiro não ter sido tão efetivo. O Tite precisa aprender duas coisas: Essas bolas cruzadas na área, mesmo sem objetividade por parte do adversário, batem em alguém e entra. E não precisa esperar tomar o gol, Tite, para fazer alterações no time; quer matar o torcedor? Por favor, Adenor, por favor.
O gol no último lance foi detalhe.
Mas no geral, o time me agradou mais do que vinha fazendo no pós-libertadores. Correu muito, marcou. A vontade prevaleceu. E, mesmo não sendo ideal, voltou a ser o meu Corinthians.
Fiz questão de avaliar jogador por jogador, pois nem tudo me agradou. Leia até o final, pois lá embaixo tem um rodapé.

-                     Cássio: Já foi mais seguro. Antes me passava segurança, agora passa medo. TODAS as bolas na área ele vai até o meio do caminho e volta, e a gente fica sem goleiro. Precisa ver isso aí, hein Mauri.
-                     Alessandro: Sempre o critiquei, mas vem fazendo boas partidas desde as finais da Libertadores. Cresceu na hora certa e jogou bem ontem, de novo.
-                     Chicão: Precisa parar de querer meter lançamento com toda bola que chega a seu pé. Ele pega a bola e buummmm, chutão. Já estou até mudando o apelido dele.
-                     Paulo André: Só precisa continuar com a seqüência de jogos ao lado do Chicão. É muito bom jogador, mas precisa de um pouco de paciência por parte dos cornetas para voltar a apresentar o futebol de antes. Ontem, chegou atrasado em uma bola e quase provoca sua expulsão. Precisa ter cuidado!
-                     Fábio Santos: Apesar das críticas por parte de muitos, gosto do futebol dele. Chega bem ao ataque, mas ontem não subiu muito, principalmente no segundo tempo. Mas foi seguro na marcação.
-                     Ralf: Enfim, voltando a ser o Ralf que vimos ano passado e na Libertadores. A pegada do Ralf foi vista novamente ontem, depois de alguns jogos meio paradão. Mas com a bola no pé me dá medo.
-                     Paulinho: Efetivo. Precisa aguçar ainda mais a marcação, porque é volante e não meia. Não pode deixar o Ralf correr atrás do adversário que nem louco. Mas quando sai com a bola no pé vai bem ao ataque. Mereceu o gol de ontem pelo seu aniversário.
-                     Danilo: O jogador mais importante do Corinthians. Mostrou que faz falta no jogo diante da Lusa e ontem, mais uma vez, fez uma bela partida. Talvez seja a melhor fase do meia na carreira.
-                     Jorge Henrique: Não vinha jogando bem, mas ontem me surpreendeu. Foi bem – como sempre – na marcação e com a bola no pé criou jogadas. Errou menos passes do que vinha fazendo antes. Bem no jogo.
-                     Emerson: Melhorou. Jogou mais para o time ontem – não vinha fazendo isso desde o jogo contra o Botafogo. Precisa melhorar ainda mais, tem errado jogadas que não costuma.
-                     Romarinho: O jogador mais efetivo no ataque. Cria jogadas, tira o adversário no drible, o que possibilita que sobre um jogador nosso para puxar o ataque. Seria injusto que saísse do time agora.
-                     Guerrero: Me surpreendeu positivamente. Apesar do pouco tempo em campo, entrou muito bem no jogo. Mostrou qualidade com a bola no pé e uma proteção de bola muito boa. Este rapaz vai entrar neste time e tem tudo para ser goleador.
-                     Edenílson: É tema principal do meu rodapé. Até hoje não sabe para o que serve. Tem que sair alguém para ele entrar todo santo jogo, sem definição alguma.

Minha avaliação do time, agora, vai passar por dois detalhes.
O primeiro é o Guerrero. Este rapaz é bom de bola. Entrou, protegeu – mostrou segurança, é difícil tomar a bola dele – e passou bem a bola. Tem qualidade. Se o Tite optar por voltar a jogar com um centroavante, acho que ele vai dar conta do recado.
         O segundo detalhe fica por conta de dois personagens: Tite e Edenílson. Não vai dar certo. Como digo às vezes, vai dar m***. Este rapaz é um segundo volante que veio do Caxias. Neste mesmo time ele já foi treinado pelo Tite, que o trouxe para o Corinthians. Talvez por este motivo, o Adenor se obriga a colocar o Edenílson no jogo a qualquer custo. Se sair um atacante entra o Edenílson, se sair um zagueiro entra o Edenílson, se sair o goleiro entra o Edenílson. E o pior: apesar de ter ido bem na lateral enquanto o Alessandro esteve fora, este jogador não acrescenta nada quando entra. Não ataca bem, não marca ninguém; ele simplesmente entra. Eu queria saber a razão, mas só o Tite poderia me dizer. Eu queria, ao menos, que o Tite olhasse o Edenílson jogando e, ao meu lado, me mostrasse as qualidades dele, porque eu não as vejo.
No mais, é só!

Saudações Corinthianas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário